OUTROS SITES EM DESTAQUE NA RIO
Primeira Página
263 975 114

10 Jun 2021

Aniversário

132ºAniversário da AHBV Arruda dos Vinhos

132º ANIVERSÁRIO

Respeitando todas as regras de segurança impostas pela DGS realizou-se no passado dia 10 de Junho mais uma comemoração do aniversário da nossa Associação.

Passaram 132 anos desde que um grupo de Arrudenses, conscientes da necessidade do preenchimento de uma lacuna até então existente na sua terra, decidiu juntar-se e constituir uma Corporação de Bombeiros Voluntários, ao mesmo tempo que fundou o respetivo Órgão Associativo, capaz de suportar logística e materialmente esse Corpo de Salvação Pública.

Foi um dia festivo, onde homens e mulheres bombeiros vestidos de farda e outros sem a mesma, puderam mostrar o seu orgulho em fazer parte desta nobre causa de “vida por vida”.

Fomos brindados com a presenças de convidados ilustres, tais como a Sra. Secretária de Estado da Proteção Civil, o Sr. Presidente da Camara Municipal, Autarcas do nosso concelho, o Sr. CODIS, o Sr. Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses e o Sr.  Presidente da Federação de Bombeiros do Distrito Lisboa, entre muitos outros convidados presentes

O dia começou com o hastear das bandeiras. Seguiu-se a homenagem aos combatentes da grande guerra, com a colocação de uma coroa de flores. A visita ao cemitério foi o pretexto para homenagear aqueles que, já não estando entre nós, foram e continuam a ser um exemplo para esta causa.

Seguiu-se desfile dos veículos pelas ruas de Arruda, com paragem na Câmara Municipal e apresentação de cumprimentos ao elenco Autárquico presente.

 Nos discursos da seção solene ficou o agradecimento aos Bombeiros pela sua nobre missão, sempre prontos e na linha da frente para ajudar e socorrer o próximo. Ficou ainda a ideia das dificuldades por que se verificam nas Associações de Bombeiros, quer sejam financeiras, quer sejam pela cada vez menos adesão ao voluntariado. Foi também referenciado que as mudanças vão ser grandes nos próximos anos e que vai ser necessário uma grande capacidade de adaptação “aos novos tempos”

Apos a sessão solene procedeu-se à inauguração simbólica do futuro Museu da Associação que irá merecer o nome do Chefe Augusto Carvalho Pinheiro, bombeiro a quem a nossa casa muito deve por anos de dedicação e altruísmo

Seguiu-se a colocação das fotos dos Ex Presidentes da Direção Eng.º José Seixas e Sr. Armando Marques, na “Galeria dos Presidentes” localizada no   Salão Nobre da Associação 

O dia encerrou com a visita ao local onde se vai construir a futura secção destacada da nossa Associação na localidade de Nossa Sra. da Ajuda, iniciativa saudada pela Sra. Secretária de Estado que manifestou todo o apoio possível por parte do Governo à sua concretização.

Embora com dimensão mais reduzida, designadamente a ausência de um almoço convívio com todos os bombeiros e seus familiares, valeu a pena recordar mais um ano de vivencia e solidariedade dos nossos bombeiros a toda a população a quem, denodadamente prestam serviço.

Esperemos que no próximo ano possamos voltar ao “modelo original” e assim comungarmos em pleno da confraternização e da amizade que a todos nos une

Bem hajam 

Direção e Comando

 Copyright © BV-ARRUDA.pt 2021

Desenvolvido por Optimeios